Primeiro surgiu a escrita. Os registros eram feitos em uma tabuleta de argila e posteriormente, em rolos de papiro. Do pergaminho nasceu o códex, forma mais semelhante ao livro. A consolidação deste tipo de encadernação se deu em Roma, onde a leitura era hábito da plebe e também dos ricos.
(Códex)
O que foi criado basicamente para registrar leis é considerado hoje um bem, um produto de consumo. De tamanhos e formas das mais variadas, existe até livro eletrônico!
E o que o livro tem a ver com moda? Tudo, meu bem! Lá pelas décadas de 50 e 60, quando o termo "moda" não era assim tão amplo, as publicações brasileiras referentes a esse assunto recebiam titulações relacionadas à "beleza", como a enciclopédia abaixo.
Com o passar dos anos aumentou consideravelmente o número de livros de moda publicados no país. Numa livraria do bairro da Jaqueira, por exemplo, encontrei muitos títulos nas prateleiras. Difícil foi escolher entre tantos interessantes!
Antes de comprar algum, recomendo dar uma folheada. Se não foi indicado por alguém, ler a orelha ou a sinopse atrás pode não ser suficiente.
E foi numa dessas espiadelas, que tanto gosto de dar, que encontrei umas surpresinhas...
(Livro sobre dietas das celebridades. Morri de rir quando encontrei esse capítulo!)
(Como assim? Mais parece fantasia!)
Me surpreendi em poucos minutos. Imagina se dispusesse de horas para ler...
A verdade é que ler ainda é o melhor passatempo que pode existir. Sentar e conhecer um mundo inimaginável, viver a história de alguém, voltar no tempo ou simplesmente agregar conhecimentos.
O livro é o passaporte para nos tornarmos pessoas mais interessantes.
Oi Cecília!
ResponderExcluirConcordo: “O livro é o passaporte para nos tornarmos pessoas mais interessantes”.
Abraços e bom final de semana.
“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)
Venha rir e chorar com as aventuras de Kuduro, o cãozinho mais sapeca do mundo! http://jefhcardoso.blogspot.com/
Obrigada, Jeferson!
ExcluirAchei seu blog bastante criativo.
Abraços.