É impossível pensar em moda sem que se lembre de um profissional de corte e costura.
Mas... Como será que aconteceu esse avanço? Como era a primeira máquina de costura?
Inventada pelo alfaiate francês Barthélemy Thimonnier, foi fabricada em 1929. Ele teve a idéia quando observava as costureiras trabalhando com uma técnica muito rápida chamada de ponto de cadeia.
Com essa inovação, estabeleceu-se a base para a indústria prêt-à-porter, levando Paris, Londres, Nova York e Roma a serem no séculos XIX e XX, as quatro principais capitais da moda.
Em 1858 nasceu a alta costura. O costureiro inglês Charles Frederick Worth é considerado o primeiro estilista de que se tem notícia.
No Brasil, na década de 40, os comerciais da máquina Singer estimulavam a independência feminina através de propagandas como essa:
As mulheres desde cedo recebiam orientações de suas mães de como manusear a agulha de mão. Era uma tarefa importante, assim como saber cozinhar.
O tempo passou e as técnicas para a arte de costurar foram se aperfeiçoando.Ali, juntinho com o processo de corte e costura está a modelagem. Trata-sen da transformação do tecido plano, para se adaptar a um corpo que não é plano. Para que isso aconteça, são necessários alguns elementos, como recorte, pregas e franzidos.
Modelagem tipo industrial, feita por mim com auxílio de uma revista.
Tecido pronto para ser recortado, com ajuda do molde.
Mas, claro que para ser uma exímia costureira é necessário mais que boa vontade, é preciso ter talento. Paciência também é importante, pois não é de início que as coisas parecem dar certo em frente à máquina de costura...
Posso dizer que é recompensador vestir uma peça feita por suas próprias mãos. É encantador na verdade. A sensação de exclusividade e originalidade excedem qualquer aborrecimento por uma pequena imperfeição.
Vantagens de fazer a própria roupa:
Você escolhe o tecido;
É mais barato;
Auxilia a descobrir seu próprio estilo;
É feito em casa.
Um recadinho pra quem está pensando que não é capaz de pilotar uma máquina (como eu pensei um dia): Todo mundo é capaz sim! Esforço e dedicação ajudam muito a tornar possível qualquer projeto, mas sua iniciativa de dar o primeiro passo concretiza essa e outras possibilidades que podem parecer inalcançáveis.
Peças que já fiz até agora:
Saia floral
Macaquinho estampado
Batinha de algodão
Colete de renda
Muito interessante o post! Achei bem legal a propaganda da Singer! E gostei das peças que você fez! Eu nunca peguei numa máquina e confesso que fico com medo de não levar jeito... Na verdade, nunca nem preguei um botão! :P Mas estou gostando da ideia de aprender. Mesmo nos dias de hoje, costurar a própria roupa ainda dá uma independência! A gente não fica obrigada a pagar certos preços abusivos que algumas lojas cobram por peças de roupa simples até. Sem falar que deve dar um orgulho mesmo poder usar algo feito por nossas próprias mãos. Bjos.
ResponderExcluirQue bom que vc gostou, Carol!
ResponderExcluirExclusividade nas peças é uma idéia muito atrativa, não é mesmo?