sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Eles querem ser fashion!


Um assunto pouco ou quase nunca discutido é a moda para idosos. Ver alguém com mais de 60 anos estrelando uma campanha ou sendo objeto de coleções e fonte de inspiração é raro e realmente uma lástima! Existe um público carente de ofertas de vestuário. Essas pessoas desejam sim estar bem, sentir-se bem e por que não de acordo com as tendências?
Alguns estilistas como Marc Jacobs e Tom Ford já apoiaram a causa, utilizando modelos idosos para seus trabalhos.


Imagens da campanha de Tom Ford
Imagem da campanha de Marc Jacobs

Revistas como a Vogue francesa e Madame (alemã) também focaram nos mais experientes algumas de suas matérias, mostrando que a idade avançada é sinônimo de conhecimento e riqueza de informações.

Revista Madame

Acho que o idoso pode se vestir confortavelmente, mas sem parecer que está indo para a cama. Hoje existem inúmeros artifícios para conseguir isso, não é difícil. Tecidos inteligentes que prometem garantir o bem estar e truquezinhos certeiros para tirar os vovôs e vovós da coluna dos mal vestidos já podem sim fazer parte da realidade.
Também não acho bacana colocar uma blusinha justa ou aquele shortinho jeans numa senhora só porque ela está, digamos, como o corpo em ordem. Um joelho marcado pelo tempo sempre aparece, exceto com a ajudinha do foto shop.
Adequar a modernidade das peças atuais com as marcas do tempo impressas nos corpos é um processo delicado. Se houver exagero, pode até parecer ridículo!
Encontrar o equilíbrio é o segredo. Como tudo na vida, né?

O estilista Ronaldo Fraga também já destacou o idoso em um dos seus desfiles, em 2009, no SP Fashion Week.
"Vivemos num país tão jovem que uma pessoa se torna invisível para a sociedade depois que faz 65 anos. O que nós estamos fazendo com os nossos velhos? Como queremos envelhecer?" Disse ele. E disse muito bem!

Desfile Ronaldo Fraga

Mercado voltado para essa faixa etária: Por favor, eles merecem mais. Mais conforto, mais tecnologia, mais cores, mais designer, mais ousadia, mais ergonomia... E principalmente, mais MODA.