quinta-feira, 5 de julho de 2012

Ginástica + Extravagância = Moda Anos 80

A primeira academia de ginástica brasileira surgiu em meados de 1930, em Copacabana, sob responsabilidade da professora Gretch Hillefeld, fundamentando-se na ginástica analítica, sendo adaptada depois à realidade do Brasil.
Com o passar do tempo, foi desenvolvendo-se métodos próprios, voltando-se aos valores estéticos.
A musculação, por sua vez, cresceu no país nos anos 70, atraindo novos adeptos às academias.
Mas a verdadeira febre foi nos anos 80, com a ginástica aeróbica (alto e baixo impacto).

Olívia Newton John

E por falar em anos 80...
A New-Wave (nova onda) inspirou-se basicamente na onda da geração saúde e na ginástica aeróbica, indo de encontro à moda das décadas anteriores (60 e 70), onde prevaleciam roupas largas. Na década de 80 eram usadas peças de roupas de ginástica no cotidiano, como a lycra, a sapatilha e a polaina. Tudo isso aliado às cores vibrantes e cítricas em modelos extravagantes.



Foi nessa mesma época que surgiram o strech e o collant.
O tênis, a lycra e o moletom são exemplos de peças que permanecem até hoje e não se restringiram apenas à prática de atividades esportivas.
Nessa época, não bastava estar bem vestido, era necessário ter um corpo escultural. A boa forma era muito valorizada e incentivada.
Atualmente a moda fitness tenta acompanhar o rítmo da moda casual. Existem modelos dos mais variados. Os materiais utilizados também garantem conforto e beleza. As cores, em comparação com todo o excesso dos anos 80, são mais discretas.

Moda fitness 2012

Fui dar uma espiadinha para ver como as pessoas se vestem para praticar exercícios físicos e percebi uma certa harmonia nas roupas. Sendo mais básicos, não ousaram nas produções, mantendo, na maioria dos looks, a presença da indefectível camiseta de malha. Aquela, que todo ser humano possui (pelo menos uma) no fundo do armário.
Observem os looks.


Pernas para que te quero! Cores claras e discretas nas pistas de cooper do Parque da Jaqueira.

Agora só falta você se matricular numa academia e fazer nova moda por lá. Arrisca?

Nenhum comentário:

Postar um comentário